segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gong Xi Fa Cai!!!



 

Um climão de feriado muito sério aqui em Singa!!! É o Ano Novo Chines ou Spring Festival!!! Aqui na Ásia é a maior e mais importante festividade!! Não tem nada igual, eles se preparam com muita antecedencia para essa data. É  uma época de se estar com os familiares e com as pessoas queridas. Nesta época ocorre um boom nas viagens locais aqui na região, pois todos querem estar em família!!!

E hoje,  23 de Janeiro de 2012 começa mais um novo ano para eles, o ano do Dragão! O ano novo chines é calculado pelo calendário lunar (assim como o Carnaval),  e portanto é  uma data móvel,  e cada ano  que se inicia corresponde a um animal do horóscopo chines.












Os Chineses acreditam que os eventos que ocorrem durante o dia de ano novo tem impacto o ano inteiro! Tudo  que está associado com o dia de ano novo tem que representar boas fortunas!
Bom, agora vou listar alguns costumes tradicionais ( e que particularmente, eu acho o máximo!).

Antes do ano novo chines:
·      Limpar a casa para tirar todas as coisas que são associadas com o ano antigo (e que você não quer! !!Por examplo: imagens ou simbolos do bicho que corresponde ao ano que esta saindo)
·      Jogar fora todas as vassoras e escovas!
·      Pagar todas as dividas!!
·      Resolver todas as diferenças com a familia, amigos, vizinhos e colegas de trabalho
·      Comprar:
1.     Envelopes vermelhos, também conhecidos como Ang Bao (para colocar uma soma em dinheiro e dar as familiares, esse valor sempre tem que ser em números pares)
2.     Laranjas e/ou tanjerinas, que você da duas. Essas frutas representam abundância e riqueza. Sempre em pares para dar o dobro de sorte e fortuna!
3.     Bandeja redonda de balas – A bandeja tem que ser redonda pois representa união e as balas porque representam a doçura da vida.
4.     Flores (em especial plum/peach blossom que seria uma especie de flor de pessegueira, e por ultimo, water lily que são flor de lotús.)
5.     Novas roupas e sapatos para as crianças, de preferência na cor vermelha ou laranja.
       
Durante a noite de ano novo:
·      Se reunir com a família (não inclui filhas que ja se casaram já que elas vão para a casa da família do marido) para o jantar de confraternização.
·      Fazer homenagens aos ancestrais e Deuses da casa. Esses rituais são importantes pois os ancestrais são responsáveis pelas fortunas das gerações futuras.
·      Abrir todas as portas e janelas da casa a meia noite para deixar o ano antigo ir embora.

No dia de ano novo:
·      Decorar a casa com simbolos de boa fortuna. Algumas sugestões são:

o    Cores: Vermelho (felicidade), dourado/laranja (fortuna e felicidade)
o   Frutas: Laranjas e tangerinas (boa saúde e longa vida); tangerinas com as folhas intactas (relações duradouras); Caqui (felicidade e fortuna)
o   Bandeja redonda de balas
o   Flores: Se elas desabrocharem no dia de ano novo, será um ano prospero
o   Faixas de tecido vermelho com desejos e simbolos de prosperidade em dourado.

·      Alguns tipos de comida que sempre simbolizam boa fortuna são:
Jai Food que é um mix de: Nozes, tofu, vermicelli (um tipo de noodles), abalone(cloquei uma foto abaixo para vcs entenderem!!!! O  peixe e frango representam prosperidade e tem que ser servidos inteiro!! A cabeça, o rabo e os pés do frango tem que estar presente pois eles simbolizam integralidade.

 

Algumas regras que devem ser seguidas durante as celebrações de ano novo são as seguintes:
·      Usar roupas vermelhas pois elas representam fogo, que espanta a ma sorte. Vermelho é considerado uma cor auspiciosa que todos devem usar durante o ano novo.
·      Não usar branco ou preto, pois essas cores representam luto.
·      Tomar banho, e ter uma boa aparência pois é um sinal de respeito e você está convidando boa sorte no ano novo.
·      Não se pode limpar a casa no dia de ano novo pois os chineses acreditam que isso limpará a sorte e a fortuna.
·      Dar Ang Baos com números de valores par, já que valores impar são associados com funerais.
·      Não emprestar dinheiro pois é considerado má sorte dar sua fortuna logo após de ter recebido.
·      Cumprimentar todos com ‘Gong Xi Fa Cai’ que significa ‘Desejo a você prosperidade e fortuna’
·      Não cumprimentar pessoas que estão de luto ou mencionar a morte já que isso representa má sorte.
·      Corte seu cabelo antes do começo do ano novo chines, já que eles acreditam que cortar o cabelo durante o mês, um tio do lado materno irá morrer.
·      Não deixar o hashi/chopstick cair no chão.

Bom é isso!!! Espero que voces aprendam um pouquinho do acontece do lado de cá, tanto quanto eu tenho aprendido vivendo e pesquisando umpouco sobre o acontece por aqui!!! Bjkas